Península de Sons (Beja) é um ciclo de conversas-concerto em torno de instrumentos e sonoridades tradicionais da Península Ibérica, inserido no projecto 1234Redes_CON e com curadoria e moderação do Maestro Roberto Pérez.
Em cinco sessões programadas até Setembro de 2019, serão escutados os sons da voz e dos instrumentos tradicionais e discutidas as suas histórias e musicalidades a partir de uma geografia peninsular. Que pontos de contacto e de desencontro podemos localizar entre estes dois territórios, qual a historiografia própria de cada instrumento e de cada forma de cantar? São algumas das questões colocadas neste modelo de conversas-concerto moderadas pelo Maestro Roberto Pérez, Professor na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo e que já lecionou em países como Espanha, Brasil e Argentina.
Nesta primeira sessão o Grupo de Cantares de Sobral de Pinho será o convidado principal e trará a Beja a belíssima “polifonia de Lafões”. Participarão também nesta sessão Tiago Pereira do projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e o grupo coral Cantadores do Desassossego.