Promoveu a Câmara Municipal de Portalegre, em cooperação com os restantes parceiros (Município de Beja, Município de Castelo Branco e a Diputación de Badajoz), de julho a setembro de 2018, o Projeto | (IM)Previstos Culturais – um cruzamento entre a cultura festiva tradicional e as expressões artísticas contemporâneas. O projeto visou consolidar um conjunto de estratégias de cooperação, através de ações transversais que contribuíram para moldar respostas concretas no campo da cultura, bem como identificar e fortalecer um modelo de otimização de recursos físicos e intangíveis existentes nas cidades.
A programação associada ao evento em questão foi definida e calendarizada em estreita articulação com os parceiros do projeto, tendo sido realizadas, para o efeito, reuniões de planificação, entre os meses de Maio e Junho de 2018. Toda a divulgação e promoção foram efetuadas de forma conjunta e abrangendo o território do projeto 1234REDES_CON.
No período de julho a setembro o Concelho de Portalegre e os diferentes parceiros do projeto, acolheram em diferentes espaços e infraestruturas culturais e educativas várias dinâmicas comunitárias (foram apresentadas 10 coproduções artísticas e 18 espetáculos de animação de rua, teatro, música e dança), um conjunto de atividades artísticas tradicionais associadas às expressões mais contemporâneas, como o teatro, a música e a dança – várias Coproduções Artísticas, concebidas pela rede de parceria instituída.
O carácter inovador das coproduções artísticas apresentadas fez com que cada visita cultural aos espaços patrimoniais proporcionasse experiências únicas de descoberta que surpreenderam o público presente, abrangendo um elevado número de população do Distrito de Portalegre, do Concelho de Beja e Castelo Branco e dos nossos parceiros de Espanha, principalmente do território da Raia e contribuíram, igualmente, para a divulgação das diferentes formas de arte apresentadas bem como para a divulgação do projeto.
Consideramos, que o Projeto referenciado alcançou os objetivos e as metas fixadas, por um lado, contribuiu para fortalecer a afirmação de Portalegre como pólo histórico-cultural do alto Alentejo, qualificou a oferta dos produtos culturais existentes (criando novas dinâmicas culturais), proporcionou novas metodologias de programação, fomentou o trabalho de forma concertada e em rede.